O aminoácido essencial leucina é um dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) conhecidos por seus efeitos anabolizantes. Isso é importante não apenas para treinos pesados, mas também para o envelhecimento. A leucina é mais do que apenas um elemento importante da proteína. A ingestão de leucina é eficaz no combate à atrofia muscular causada pelo envelhecimento de acordo com uma revisão sistemática de diversos estudos publicada no “British Journal of Nutrition”.

Nove estudos foram selecionados e analisados por cientistas. Esses estudos seguiram os padrões mais elevados de controle (duplo-cego, randomizado, com placebo) e foram publicados em bibliotecas de renome como a Medline ou a Cochrane.

Os estudos observaram os efeitos de curto prazo da leucina na síntese de proteínas (algumas horas) e também os efeitos de longo prazo (10 dias até 3 meses).

O resultado proclamado pelos cientistas:

“Os resultados demonstraram que a taxa sintética fracionária de proteína muscular aumentou significativamente após intervenção no grupo com leucina em comparação ao grupo de controle. Essa descoberta sugere que a suplementação de leucina é útil para tratar o declínio de massa muscular relacionado com o envelhecimento em indivíduos idosos, já que aumenta a taxa sintética fracionária de proteína muscular.”

Estudo: Zhe-rong Xu, et al., “The effectiveness of leucine on muscle protein synthesis, lean body mass and leg lean mass accretion in older people: a systematic review and meta-analysis”, published in the British Journal of Nutrition / Volume 113 / Issue 01 / January 2015, pp 25-34

Share and help your friends!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr