Você está buscando alguma solução para queda de cabelo? Nosso cabelo reflete a nossa saúde e sempre foi um símbolo de beleza, saúde, força e sucesso. Ter uma cabeça saudável e cheia de cabelo não é por acaso. Isso porque o crescimento e volume do cabelo não é apenas uma reflexão percebida do nosso estado nutricional e saúde, mas sim verdadeira:

Com a deficiência de nutrientes vitais (aminoácidos, vitaminas ou minerais), o corpo distribui todos os micronutrientes disponíveis para os processos fundamentais necessários para manter a vida. Já que o crescimento capilar não é uma função vital, o corpo ignora esse processo e utiliza os nutrientes disponíveis para outros processos.

O resultado: pequenos déficits de alguns aminoácidos, vitaminas ou minerais não causam nenhum problema a princípio. No entanto, o cabelo não recebe mais os elementos fundamentais que precisa para crescer.

Níveis baixos de ferro são reconhecidos com facilidade: mesmo com níveis de ferro no sangue ainda aceitáveis de acordo com os níveis clínicos, a queda de cabelo pode ser um indicador de deficiência. A deficiência de ferro é predominante especialmente entre mulheres: entre a adolescência e a menopausa, 75% das mulheres testemunha deficiências de ferro 1. Tomar ferro como suplemento nutricional demonstrou que essas deficiências podem ser resolvidas em apenas algumas semanas.

Queda de cabelo e cabelo sem brilho são indicadores precoces de deficiências nutricionais. A queda de cabelo não aponta apenas uma deficiência de ferro, mas também indica que outras vitaminas e aminoácidos estão faltando.

Aminoácidos: Elementos fundamentais do cabelo

O cabelo é composto em grande parte pelos aminoácidos sulfurosos cisteína e metionina. Eles fazem parte da síntese de queratina do cabelo e também unem as fibras individuais de queratina no cabelo.

Cisteína e queda de cabelo

Para crescer, as raízes capilares (“folículos”) necessitam os dois aminoácidos sulfurosos, vitamina C, vitamina E e os minerais ferro, zinco e cobre.

Cisteína: um elemento fundamental essencial para o cabelo

A ingestão de suplementação de cisteína, em combinação com ácido pantotênico (vitamina B5) e extrato de semente de milhete teve eficácia comprovada em mulheres com calvície difundida.

Em um estudo alemão em que mulheres com perda de cabelo difundida tomaram uma fórmula de 400 mg composta de extrato de semente de milhete, cisteína e ácido pantotênico, o crescimento capilar voltou aos níveis normais em apenas 3 meses. O extrato de semente de milhete é rico em silicone e parece ter componentes que estimulam o crescimento capilar. O estudo teve um grupo de controle com placebo e suas constatações têm relevância estatística. Isso significa que os resultados podem ser considerados confiáveis. 2

Metionina para cabelo e unhas fortes

Metionina, o segundo aminoácido sulfuroso importante, forma cadeias de enxofre que compõem a estrutura básica da pele, das unhas e especialmente dos cabelos. Um estudo italiano descobriu que tomar metionina pode promover o crescimento saudável de cabelo. 3

Para problemas de crescimento capilar e unhas, é recomendável tomar aminoácidos sulfurosos como cisteína e metionina em conjunto com zinco e vitaminas B. 4
Dr. Uwe Gröber, Farmacêutico e autor

Arginina e cabelo saudável

A arginina é um aminoácido semi-essencial particularmente importante para a circulação. A arginina fornece o composto NO (óxido nítrico) que dá o sinal para dilatar aos pequenos vasos sanguíneos. Apenas com a dilatação adequada esses vasos sanguíneos podem transportar o sangue e nutrientes suficientes para os tecidos.

Segundo um estudo recente de 2013, a circulação também é importante para o crescimento capilar. 5

Vitaminas e minerais para o crescimento capilar

Deficiência de ferro: uma causa comum da queda de cabelo

Aminoácidos e queda de cabeloAproximadamente 75% das mulheres testemunha deficiências de ferro entre a adolescência e a menopausa. 6 Mesmo níveis baixos de ferro que não são considerados déficit podem causar queda excessiva de cabelo.

Carne vermelha (bovina, suína ou cervo) e espinafre são boas fontes de ferro. Quem não consome muita carne ou porco geralmente tem nível baixo de ferro. É recomendável, especialmente para mulheres, seguir uma dieta rica em ferro. Em alguns casos de calvície, a suplementação diária com ferro pode ajudar.

Vitamina E: 50% têm algum déficit – a suplementação pode retrasar a queda de cabelo

A vitamina E é uma vitamina solúvel em gordura que tem um papel importante na integridade celular e protege células sensíveis na pele e nos folículos capilares. Aprox. 50% da população, feminina e masculina, não ingerem a quantidade mínima recomendada de vitamina E. E essa estatística não é de países em desenvolvimento. Ela reflete o resultado do Estudo de Consumo Nacional Alemão de 2008, um estudo patrocinado pelo governo feito com 20.000 participantes alemães.

Entre outras coisas, o déficit em vitamina E também prejudica o crescimento capilar. Um estudo de oito meses descobriu que a suplementação com vitamina E aumentou o crescimento capilar dos participantes em média 42%. 7

Vitamina C

A cisteína é necessária para o desenvolvimento capilarA deficiência de vitamina C também é predominante na Alemanha. Em todos os grupos populacionais, aproximadamente uma em cada três pessoas evidencia um déficit de vitamina C e não ingerem a dose diária recomendada de 80 mg. A vitamina C cumpre um papel fundamental na síntese de queratina e portanto é um elemento vital para cabelos, pele e unhas saudáveis.

Biotina

A biotina é vitamina B solúvel em água. Ela é particularmente importante na divisão celular (mitose) e metabolismo celular. Os sintomas de deficiência de biotina são pele seca, queda de cabelos e calvície.

Zinco

O zinco é um dos microelementos mais importantes, envolvido em mais de 200 processos metabólicos diferentes. A deficiência de zinco causa uma variedade de sintomas, entre eles a queda de cabelos. O zinco cumpre um papel importante na formação da queratina, o componente mais importante dos cabelos, da pele e das unhas.

A queda de cabelos causada pela deficiência de zinco pode ser revertida através da suplementação do mineral (aprox. 10 mg e 15 mg por dia).

Cobre

O cobre é outro mineral crucial para o crescimento capilar e especialmente sua coloração. Se o corpo está deficiente em cobre, o cabelo quebra com facilidade e perde sua cor e brilho. Deficiência de cobre – como a deficiência de zinco, ferro ou vitaminas – pode ser corrigida com facilidade através de suplementação nutricional ou mudanças na dieta.

Extrato de semente de uva

O extrato de semente de uva contém procianidinas. Essas substâncias vegetais melhoram a circulação e têm um alto potencial antioxidante. Esses efeitos podem contribuir para a proteção de raízes capilares sensíveis e melhorar o abastecimento nutricional. A empresa Inneov testou com sucesso uma variedade de produtos que contêm extrato de semente de uva, mas não publicou seus resultados.

Queda de cabelo durante e depois da gravidez

Durante a gravidez a mulher precisa o dobro de vitaminas e minerais. No entanto, apenas 20% mais energia (carboidratos e gordura) é necessária. Se uma dieta estrita baseada em muitas frutas, vegetais e carne magra não for praticada durante a gravidez, a queda de cabelos pode ser um sintoma resultante da deficiência nutricional.

Durante a gravidez, o corpo segue o princípio de atender primeiro as funções de maior prioridade. O feto é a prioridade número um, a mãe é a segunda prioridade. O cabelo da mãe é a última prioridade.

Quanto tempo demora para a suplementação fazer efeito?

Para estimar o tempo que a suplementação com aminoácidos e vitaminas importantes demora para demonstrar resultados visíveis, vamos analisar o processo de crescimento capilar. O crescimento capilar acontece em três estágios (“ciclo do cabelo”):

  1. Fase anágena: a fase de crescimento de uma nova raiz capilar. O cabelo cresce dentro da pele. Esta fase dura entre dois e seis anos e mais de 85% do cabelo deve estar na fase anágena a qualquer momento.
  2. Fase catágena: uma fase de transição que dura algumas semanas apenas. O cabelo para de crescer e o folículo encolhe. 1% do cabelo se encontra nesta fase de transição.
  3. Fase Telógena: a fase de descanso onde o cabelo já não cresce e é separado do folículo. O cabelo continua ancorado no couro cabeludo pela raiz. Esta fase dura entre dois e quatro meses. Não mais de 15% do cabelo deve estar nesta fase.

O resultado: mesmo se você estiver corrigindo hoje os déficits de vitaminas e aminoácidos, você continuará perdendo cabelo por pelo menos mais dois ou quatro meses – porque este é o tempo que levará para todo o cabelo que secou antes do início da suplementação cair. Portanto você não deve esperar por resultados visíveis em menos de dois ou quatro meses.

Já que o ciclo capilar é relativamente lento e sensível, muitos especialistas recomendam a suplementação com multivitamínicos para que vários déficits possam ser tratados de uma vez. Provar vitaminas individualmente para ver qual funciona demora muito tempo.

Leia mais aqui!

Qual suplemento nutricional estimula o crescimento capilar?

Matérias primas de ótima composição e alta qualidade por menos de 30 Euros! Estes produtos são recomendados para aumentar o volume de cabelo.
Leia mais aqui!

Bibliografia:

  1. (favor ver o Estudo de Consumo Nacional Alemão de 2008, parte 2, aba de Anexos. “Ferro”)
  2. Trüeb R.M.: Systematic approach to hair loss in women, Journal of the German Society of Dermatolgy 2010; 8 (4): 284- 297
  3. Alonso, L. & Fuchs, E.; “The hair cycle”; Journal of Cell Science, 2006; issue 119, pages 391-393
  4. Gröber, Uwe; “Orthomolecular Medicine”; 3. Edition.; p. 192
  5. Saini, R. & Zanwar, A. A.; “Arginine Derived Nitric Oxide: Key to Healthy Skin”; Bioactive Dietary Factors and Plant Extracts in Dermatology”; 2013, pages 73-82
  6. Resultados do Relatório de Consumo Nacional Alemão, Parte 2, 2008
  7. Ling et al., School of Pharmaceutical Sciences, Malaysia. Não publicado por motivo de patente
Share and help your friends...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr0