A L-cisteína é um aminoácido que contém enxofre. Ele pode ser formado no corpo a partir da metionina, que também é um aminoácido que contém enxofre. Já que a cisteína pode ser facilmente oxidável para cistina, a forma estável de L-cisteína, a N-acetil cisteína (NAC) é mais recomendável para suplementos nutricionais.

A NAC também gera glutationa, que é uma combinação dos três aminoácidos cisteína, glicina e ácido glutamínico. Uma combinação de três aminoácidos é chamada de “tripeptídeo”.

Áreas de uso

L-cisteína no crescimento capilar

Cisteína e crescimento capilarA cisteína é um ingrediente fundamental na síntese de colágeno. O colágeno, por sua vez, é o elemento mais importante na produção de queratina do cabelo. O colágeno também é necessário para ter pele e unhas saudáveis.

Um estudo conduzido com mulheres que sofriam de queda de cabelo descobriu que a ingestão de cisteína em conjunto com extrato de semente de milhete e ácido pantotênico pode levar a normalização do crescimento capilar após apenas três meses de tratamento. 1

Leia mais aqui!

Quais são os nutrientes mais importantes para um cabelo saudável?

L-cisteína, ferro, silicone, L-arginina, zinco, biotina, ácido pantotênico. Isso é o que o seu cabelo precisa para crescer!
Leia mais aqui!

Cisteína para a integridade celular e qualidade do sêmen

Cisteína e qualidade do espermaA cisteína é o precursor direto da glutationa. O tripeptídeo glutationa é um dos antioxidantes mais poderosos e protege células de estresse oxidativo.

Estudos gerais foram realizados para determinar os efeitos da glutationa no sistema imunológico e processos de envelhecimento. Mais recentemente, estudos adicionais focaram no efeito da glutationa no desenvolvimento espermático masculino. Esses estudos demonstraram que tomar glutationa pode melhorar o desenvolvimento espermático significativamente. 2 Um estudo envolvendo estudantes do sexo masculino sob o estresse da época de provas demonstrou que o estresse contribui para baixos níveis de glutationa no sêmen e baixa qualidade espermática. 3

Leia mais aqui!

Como posso aumentar a probabilidade de engravidar?

Além de L-cisteína, outros aminoácidos, vitaminas e antioxidantes têm efeitos positivos claros na possibilidade de uma gravidez.
Leia mais aqui!

Dose

Em casos de tosse, a NAC geralmente é recomendada em uma dose de 600 mg por dia como medicação para dissolver o muco. Preste atenção nas recomendações de dose dos medicamentos.

Para tratamento de longo prazo, é recomendada uma dose de 50 mg – 100 mg de L-cisteína. O aminoácido está disponível em forma de suplemento nutricional seguro.

Efeitos colaterais

Na forma de N-acetil cisteína (NAC), a cisteína estimula a produção de secreções e portanto dissolve o muco. Para aliviar a tosse, é utilizada primariamente como expectorante. Ao usar um expectorante, certifique-se de não tomar um supressor para tosse.

A L-cisteína é bem tolerada quando consumida nas doses de longo prazo indicadas acima e até mesmo em doses acima de 500 mg.

Bibliografia:

  1. W. Gehring, M. Gloor; Das Phototrichogramm als Verfahren zur Beurteilung haarwachstumfördernder Präparate am Beispiel einer Kombination von Hirsefruchtextrakt, L-Cystin und Calciumpanthotenat; Zeitschrift für Hautkrankheiten, 2000; 75(7/8):419-423 (The phototrichogram process as evaluaiton of hair growth stimulating compounds using as an example the combination of millet fruit extract, L-cystine, and calcium pantothenate; Magazine for Skin Diseases)
  2. Lenzi A, Culasso F, Gandini L, et al. Placebo-controlled, double blind, cross-over trial of glutathione therapy in male infertility. Hum Reprod 1993; 8:1657-1662
  3. Eskiocak S., Gozen A.S., Yapar S.B., et al.; “Glutathion- und freie Sulfhydrylkonzentration im Samenplasma gesunder Medizinstudenten während und nach Pruefungsstress”; Hum Reprod 2005; 20(9):2295-600 (Glutathione and free sulfhydryl concentrations in semen plasma in healthy medical students during and after exam stress”)
Share and help your friends...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr0