A metionina é um aminoácido sulfurado. O enxofre é um elemento fundamental na síntese de cartilagem humana. Estudos demonstraram que indivíduos com articulações saudáveis têm cartilagem com três vezes mais enxofre que adultos sofrendo de osteoartrite. 1

Os níveis baixos de enxofre podem ser atribuídos a falta de enxofre na alimentação ou processos metabólicos de enxofre ineficientes. Transtornos metabólicos são causados muitas vezes por deficiências de vitaminas e microelementos. Outro fator que contribui é que muitos medicamentos para osteoartrite se ligam ao enxofre. A deficiência de enxofre é portanto uma condição inevitável da osteoartrite.

Mas isso significa que ingerir mais enxofre na forma do aminoácido metionina pode aliviar a osteoartrite?

Sim, de acordo com um estudo norte-americano, a metionina pode ajudar a reduzir a dor da osteoartrite como os analgésicos. 2 Neste estudo, dois grupos de 30 pacientes receberam cada um analgésicos tradicionais para osteoartrite ou metionina. O estudo foi conduzido por 8 semanas. Depois de apenas quatro semanas de tratamento, ambos os grupos relataram melhorias nos sintomas. Depois de oito semanas de tratamento, as melhorias eram maiores em ambos os grupos. Não houve diferença nos níveis de melhoria entre o grupo que recebeu analgésicos e o grupo que recebeu metionina!

A grande vantagem da metionina é que, até o momento, nenhum efeito colateral foi documentado nos diversos estudos que foram conduzidos.3 Por outro lado, o uso prolongado de analgésicos pode aumentar significativamente o risco de infarto.

Descubra aqui quais aminoácidos, amino açúcares e vitaminas além da metionina são importantes para um metabolismo cartilaginoso saudável.

Você está buscando um suplemento nutricional para ter articulações saudáveis? Aqui nós comparamos talvez os cinco melhores produtos. Vários deles também contêm metionina.

Bibliografia:

  1. Soeken KL. et al.; “Safety and efficacy of S-adenosylmethionine (SAMe) for osteoarthritis”; Journal of Family Practice, 2002; 51: 425-430.
  2. Maccagno A et al.; “S-Adenosylmethionine in the treatment of osteoarthritis”; Am J Med. 1987 Nov 20; 83(5A):72-7.
  3. Ursini F et al.; “Alternative and Complementary Therapies” 2009; 15, issue 4:173-177
Share and help your friends...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr0