Ao discutir combinações de aminoácidos, o termo “alto valor biológico” é utilizado frequentemente. O que significa exatamente?

Valor Biológico (VB) é o método mais comum para determinar e rotular a qualidade de proteínas.

Diferente de muitas outras medidas, o valor biológico é medido diretamente nos seres humanos. Uma proteína é ingerida com o estômago vazio. Então são feitas medidas para determinar o balanço de nitrogênio (quanto nitrogênio fica no corpo e quanto é excretado).

O valor biológico é um índice e os resultados são indicados em comparação com o VB da proteína do ovo, que é 100. Por exemplo, se o dobro de quantidade de uma proteína é necessário para obter um balanço de nitrogênio comparado com a quantidade de proteína do ovo necessária, essa proteína tem um VB de apenas 50.

valor biológico explicadoUm mito comum sobre o valor biológico é: o número ‘100’ para proteína do ovo não significa que 100% dos aminoácidos encontrados na proteína do ovo são utilizados. É apenas um valor arbitrário para comparar a proteína do ovo com outras proteínas. Há diversas proteínas e especialmente combinações de proteínas que têm um valor biológico mais elevado.

Os valores biológicos demonstram quão eficientemente uma proteína alimentar pode ser metabolizada como proteína que o corpo pode utilizar, e isso em relação à proteína do ovo.

Outro aspecto importante: se uma proteína alimentar não tiver algum dos nove aminoácidos essenciais, ela sempre terá um valor biológico de zero. Por exemplo, a gelatina não contém triptofano. Portanto o corpo não pode converter a gelatina em proteína sem ter outras fontes de triptofano disponíveis.

Valor biológico máximo com combinações de proteínas

Um dos aminoácidos essenciais em qualquer proteína é sempre um fator limitante. A combinação cuidadosa de fontes de proteína animais e vegetais podem alcançar um valor biológico de 136:

0
36% ovo,

64% batatas

0
70% whey,

30% batatas

0
75% leite,

25% farinha de trigo

0
60% ovo,

40% soja

Considere o seguinte ao interpretar as combinações: as porcentagens refletem as proteínas isoladas necessárias. Consequentemente, 36 gramas de ovos e 64 gramas de batatas não alcançam um VB tão bom. Mas a combinação de 36 gramas de proteína derivada de ovos e 64 gramas de proteína derivada de batatas. No entanto, para conseguir 10 gramas de proteínas de batatas, você precisa de aproximadamente meio quilo de batatas.

Share and help your friends...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr0