A L-tiroxina, ou levotiroxina como é conhecida comumente, é um aminoácido não proteinogênico que funciona como hormônio no corpo. Como o iodo, é um elemento importante dos processos metabólicos na glândula tireoide.

Diferente da maioria dos outros aminoácidos, a levotiroxina é apenas uma medicação.

Uso da Levotiroxina

A levotiroxina é indicada em casos de atividade insuficiente da tireoide (hipotireoidismo). A levotiroxina também pode ser utilizada como tratamento de acompanhamento em casos de atividade excessiva da tireoide (hipertireoidismo), se essa condição for tratada com sucesso utilizando medicamentos tirostáticos.

A dose para recém-nascidos ou crianças é de aprox. 10 até 15 µg (microgramas) por quilo de massa corporal. O tratamento atrasado de hipotireoidismo em recém-nascidos pode causar problemas no desenvolvimento mental e físico.

Para tratamentos de longo prazo, as doses diárias são geralmente entre 12.5µg e 200µg.

A levotiroxina também pode ser utilizada como ferramenta de diagnóstico para detectar problemas na glândula tireoide.

Se você está tomando levotiroxina em comprimidos, deve ingeri-la com o estômago vazio antes do café da manhã.

Efeitos colaterais

Tomar levotiroxina pode impulsionar o metabolismo de energia. Deve-se realçar, no entanto, que a levotiroxina nunca deve ser considerada um “medicamento de perda de peso”. Um aumento no risco de osteoporose foi observado em mulheres pós-menopáusicas em tratamento com levotiroxina. A overdose pode causar complicações sérias como resistência à insulina e até mesmo causar morte.

Interações medicamentosas da Tiroxina

Tomar cálcio ou ferro com levotiroxina pode reduzir significativamente a biodisponibilidade do medicamento. 1

Portanto, não tome suplementos de ferro ou cálcio enquanto estiver em tratamento com levotiroxina ou fale com o seu médico antes de tomar esses suplementos.

Prevalência de utilização

A levotiroxina é um dos medicamentos mais receitados. No total, só os médicos no Reino Unido, por exemplo, receitam aprox. 800 milhões de doses diárias por ano.

Aviso importante: A informação apresentada aqui serve apenas como conhecimento geral e não substitui a consulta de um médico ou profissional de saúde. A levotiroxina é um medicamento vendido apenas com receita médica e portanto deve ser tomado sob a supervisão de um médico autorizado.

  1. Mersebach, H., Rasmussen, A. K., Kirkegaard, L., et al., Intestinal adsorption of levothyroxine by antacids and laxatives: case stories and in vitro experiments. Pharmacol. Toxicol. 84 (1999) 107-109.
Share and help your friends!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr