A L-arginina é conhecida por suas funções relacionadas com a dilatação dos vasos sanguíneos e modulação da pressão sanguínea. Uma dose de 3.000 mg de L-arginina combinada com vitaminas B6, B12 e ácido fólico pode contribuir para reduzir a pressão alta. Em combinação com extrato de casca de pinheiro, a L-arginina pode ser um eficaz aumentador natural de potência. O aminoácido, L-arginina, também cumpre um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico.
Outra aplicação da L-arginina está sendo pesquisada atualmente: a sua utilização como ingrediente em pasta de dentes, observando seus efeitos na placa dentária bacteriana e doença periodontal. Os resultados de um estudo conduzido sob a liderança do Prof. Alexander Rickard na Universidade de Michigan em 2015 são promissores.
Como a placa bacteriana é um biofilme similar a outros biofilmes, como os encontrados em hospitais, as aplicações futuras podem ultrapassar a utilização apenas em pasta de dentes. Mais de 50% de todas as infecções hospitalares são contraídas através de biofilmes.
Mesmo se o único benefício for a melhoria na prevenção de doença periodontal através do uso em pasta de dente, já seria uma grande melhoria para a saúde. 24 por cento dos norte-americanos têm cáries não tratadas. Aproximadamente 39% dos norte-americanos sofrem de doença periodontal leve ou moderada. Entre adultos mais velhos, esse número aumenta para dois terços da população.
Fonte:
- Rickard, A., et al. “L-Arginine Destabilizes Oral Multi-Species Biofilm Communities Developed in Human Saliva”; 2015; DOI: 10.1371/journal.pone.0121835 ↩