A L-cisteína é um aminoácido que contém enxofre. Ele pode ser formado no corpo a partir da metionina, que também é um aminoácido que contém enxofre. Já que a cisteína pode ser facilmente oxidável para cistina, a forma estável de L-cisteína, a N-acetil cisteína (NAC) é mais recomendável para suplementos nutricionais.

A NAC também gera glutationa, que é uma combinação dos três aminoácidos cisteína, glicina e ácido glutamínico. Uma combinação de três aminoácidos é chamada de “tripeptídeo”.

Áreas de uso

L-cisteína no crescimento capilar

Cisteína e crescimento capilarA cisteína é um ingrediente fundamental na síntese de colágeno. O colágeno, por sua vez, é o elemento mais importante na produção de queratina do cabelo. O colágeno também é necessário para ter pele e unhas saudáveis.

Um estudo conduzido com mulheres que sofriam de queda de cabelo descobriu que a ingestão de cisteína em conjunto com extrato de semente de milhete e ácido pantotênico pode levar a normalização do crescimento capilar após apenas três meses de tratamento.

1

Leia mais aqui!

Quais são os nutrientes mais importantes para um cabelo saudável?

L-cisteína, ferro, silicone, L-arginina, zinco, biotina, ácido pantotênico. Isso é o que o seu cabelo precisa para crescer!
Leia mais aqui!

Cisteína para a integridade celular e qualidade do sêmen

Cisteína e qualidade do espermaA cisteína é o precursor direto da glutationa. O tripeptídeo glutationa é um dos antioxidantes mais poderosos e protege células de estresse oxidativo.

Estudos gerais foram realizados para determinar os efeitos da glutationa no sistema imunológico e processos de envelhecimento. Mais recentemente, estudos adicionais focaram no efeito da glutationa no desenvolvimento espermático masculino. Esses estudos demonstraram que tomar glutationa pode melhorar o desenvolvimento espermático significativamente. 2 Um estudo envolvendo estudantes do sexo masculino sob o estresse da época de provas demonstrou que o estresse contribui para baixos níveis de glutationa no sêmen e baixa qualidade espermática. 3

Leia mais aqui!

Como posso aumentar a probabilidade de engravidar?

Além de L-cisteína, outros aminoácidos, vitaminas e antioxidantes têm efeitos positivos claros na possibilidade de uma gravidez.
Leia mais aqui!

Dose

Em casos de tosse, a NAC geralmente é recomendada em uma dose de 600 mg por dia como medicação para dissolver o muco. Preste atenção nas recomendações de dose dos medicamentos.

Para tratamento de longo prazo, é recomendada uma dose de 50 mg – 100 mg de L-cisteína. O aminoácido está disponível em forma de suplemento nutricional seguro.

Efeitos colaterais

Na forma de N-acetil cisteína (NAC), a cisteína estimula a produção de secreções e portanto dissolve o muco. Para aliviar a tosse, é utilizada primariamente como expectorante. Ao usar um expectorante, certifique-se de não tomar um supressor para tosse.

A L-cisteína é bem tolerada quando consumida nas doses de longo prazo indicadas acima e até mesmo em doses acima de 500 mg.

Bibliografia:

  1. W. Gehring, M. Gloor; Das Phototrichogramm als Verfahren zur Beurteilung haarwachstumfördernder Präparate am Beispiel einer Kombination von Hirsefruchtextrakt, L-Cystin und Calciumpanthotenat; Zeitschrift für Hautkrankheiten, 2000; 75(7/8):419-423 (The phototrichogram process as evaluaiton of hair growth stimulating compounds using as an example the combination of millet fruit extract, L-cystine, and calcium pantothenate; Magazine for Skin Diseases)
  2. Lenzi A, Culasso F, Gandini L, et al. Placebo-controlled, double blind, cross-over trial of glutathione therapy in male infertility. Hum Reprod 1993; 8:1657-1662
  3. Eskiocak S., Gozen A.S., Yapar S.B., et al.; “Glutathion- und freie Sulfhydrylkonzentration im Samenplasma gesunder Medizinstudenten während und nach Pruefungsstress”; Hum Reprod 2005; 20(9):2295-600 (Glutathione and free sulfhydryl concentrations in semen plasma in healthy medical students during and after exam stress”)
Share and help your friends!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Share on Tumblr
Tumblr